Contratos
A importância de consultar um especialista em contratos antes e durante qualquer negociação
Mas afinal, o que é um contrato?
Um contrato é um acordo entre duas ou mais partes, que se comprometem a cumprir determinadas obrigações ou prestações. É um instrumento jurídico que define as condições e obrigações dos envolvidos em uma transação comercial ou acordo.
Os contratos, de uma maneira geral, são regidos por um ramo do direito civil chamado Direito Contratual. Direito contratual é o conjunto de normas jurídicas que regulam a formação, validade e execução de contratos. É o ramo do direito que se ocupa da regulamentação dos acordos entre as partes, estabelecendo regras para a sua formação, validade, execução e extinção.
Como redigir um contrato?
Existem vários tipos de contrato, incluindo contrato de compra e venda, contrato de prestação de serviços, contrato de prestação de serviços temporários, contrato de trabalho, contrato de fiança, entre outros. Cada um possui suas características e cláusulas próprias.
Para ser considerado válido, um contrato deve possuir as seguintes características: capacidade das partes, objeto lícito, forma prescrita em lei, e consentimento livre e informado das partes.
Recomendamos fortemente que todo contrato seja redigido por um especialista, que pode averiguar as condições específicas de determinada negociação e evitar dúvidas futuras na interpretação do documento. EM HIPÓTESE ALGUMA utilize modelos prontos encontrados na internet!
É necessário registrar um contrato?
Não é obrigatório registrar um contrato, mas é recomendável para provar a existência do acordo e ter uma prova válida em caso de disputa ou litígio. Alguns contratos, como os imobiliários, necessitam de registrap para terem validade.
O que acontece se uma das partes não cumprir o contrato?
Se uma das partes não cumprir o contrato, a outra parte pode buscar a aplicação de sanções previstas no acordo ou ingressar com ação judicial para a cobrança do cumprimento do contrato.
O que é cláusula abusiva em um contrato?
Cláusula abusiva é uma disposição presente em um contrato que configura uma desvantagem excessiva para uma das partes, prejudicando-a em relação à outra. As cláusulas abusivas podem ser anuladas ou consideradas nulas pelo Poder Judiciário.
Essas são apenas algumas das perguntas mais frequentes sobre contratos. É importante consultar um advogado ou especialista em direito para esclarecer dúvidas e ter segurança na elaboração de um contrato.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato: